Quem somos
1. Resenha histórica
A Associação Concertinas do Marquês foi fundada em 18 de maio de 2018 e resultou da manifesta vontade dos seus fundadores face à crescente divulgação da concertina, fazendo jus ao crescente número de praticantes. O marco histórico que presidiu à sua constituição, está associado a um curso de iniciação que decorreu em 2012 e 2013 na Musicool, com doze praticantes e que se mantém em crescendo nos nossos dias, ali e noutros locais de lecionação.
Faltava criar uma entidade que congregasse as vontades instaladas nos seus praticantes, daí o seu aparecimento, que se espera seja duradoiro e de união e convívio entre os seus executantes.
Após a sua fundação, participou em diversas atividades que se descrevem – concertos em festas e romarias, animações itinerantes, festas de aniversário, encontros de grupos de concertinas (Bajouca, Anços e Barrenta) e diversas romarias. Participou também nas festas do Bodo em Pombal no ano de 2013. Recentemente produziu animação musical num restaurante do concelho de Leiria para cerca de 900 pessoas numa festa de apresentação de candidatura à Presidência da República.
No seu repertório inclui viras, valsas, marchas, canas-verdes, chulas, corridinhos e canções tradicionais de índole popular. Além da pandeireta, do bombo, da viola e do bandolim, há lugar para outros instrumentos que harmonizem uma qualquer melodia. Do seu repertório que tem vindo a crescer, constam mais de quarenta canções, algumas de recolha local.
Nas suas atuações, conta com um número de elementos que pode variar entre seis e doze elementos e pode atuar com e sem amplificações sonoras.
Os seus ensaios são abertos e a Associação espera fomentar uma classe de praticantes mais jovens para perpetualizar o seu futuro.